sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Personagens Anti-heróis


Por Alexis
Sempre gostei os mocinhos com sua nobreza, coragem e bondade. Mas não posso negar que adoro os vilões, principalmente aqueles bem construídos. Então, é claro, que meus personagens favoritos são os anti-heróis, que estão no meio termo entre vilões e mocinhos.
Os anti-heróis podem ser vistos como personagens que se tornaram “heróis” por motivos de vingança, egoísmo, em prol de seus próprios interesses, às vezes, visando fortuna e recompensas, o pote de ouro depois do arco-íris. São heróis com virtudes um pouco deturpadas, e, às vezes, sem escrúpulos, tendo como ideal de que “os meios justificam os fins”.
Capitão Jack Sparrow, é a síntese de um bom anti-herói: pirata, mal-intencionado, egoísta e que sempre visa o baú de tesouro no final da jornada e que, às vezes, demonstra alguma lealdade. Mas, que se derem escolha, sempre escolherá salvar a própria pele.
Outro personagem controverso é Severo Snape da Saga Harry Potter, passamos seis livros inteiros odiando o personagem para no final passarmos a amá-lo. Todo ódio e rancor pelo protagonista são enfim explicados e ele passa de professor ranzinza à herói. Sendo retratado mais tarde pelo próprio Harry como “o homem mais corajoso que conheci”, tendo inclusivo dado seu nome ao seu filho do meio, Alvo Severo Potter.
Na série The Vampire Diares, Damon Salvatore rouba a cena. No começo um vilão, mas que com o prosseguir da série tem lá seus momentos de nobreza. Mas é aí que vem a ressalva: Damon só demonstra bondade, misericórdia e nobreza em prol de seu amor por Elena, e só. É um personagem que na maioria das vezes não demonstra remorso e que age com uma frieza calculada, sempre irônico e arrogante. Para combater um vilão não tem problemas em quantas vitimas fará no processo para derrotar seu inimigo.
Falando em The Vampire Diares, o que dizer de Klaus Mikaelson? Feito primeiramente um vilão, o personagem deveria ter morrido no final da Segunda Temporada como o planejado. Mas, o antagonista de tão carismático passou a ser um dos personagens mais amados de TVD e ganhou seu próprio spin-off – The Originals. Aqui o vemos retratado como um perfeito anti-herói, tentando reconquistar New Orleans ele combate o “vilão” – que, na verdade, se perece muito com um dos mocinhos, Marcel. Com ajuda dos irmãos Rebekah e Elijah, ele luta com Marcel através de meios nada nobres, tudo em prol do pote de ouro depois do arco-íris – leia-se: New Orleans. Na Segunda Temporada, ele luta contra os verdadeiros vilões, que pasmem, são sua própria família: mãe, pai, tia e os irmãos Kol e Finn.
Os anti-heróis são personagens que não possuem as virtudes inerentes a um herói. São muitas vezes retratados como irônicos, sarcásticos, frios, ranzinzas, arrogantes e em alguns casos charmosos e carismáticos. Em livros, filmes e séries televisivas é comum ver esses personagens “roubarem a cena”, seja para odiá-los ou amá-los. Isso acontece, pois quando aparecem eles quebram a monotonia da cena, chega o momento que torcemos para que ele tome uma atitude que o herói hesita em agir. Gostamos quando eles agem por impulso ou soltam uma frase de efeito bem bolada. Como diria Damon Salvatore: “Se é pra ser mal, tem que ser por um bom motivo. Ou então, você não merece ser perdoado”.
7 Dicas para construir um personagem anti-herói:

  • Um bom anti-herói precisa ter bons motivos para ser “mal”, algo que o faça merecer a redenção.
  • Faça um personagem com personalidade marcante, não se detenha ao comum. Fuja dos estereótipos de vilões mal compreendidos que no final tomaram a decisão certa.
  • O anti-herói precisa ser carismático, precisa prender a atenção do leitor quando entra em cena.
  • O anti-herói precisa de uma característica que o destaque do herói. Ele pode ser egoísta, mas também pode ser nobre...
  • Os anti-heróis, não por via de regra, precisam se apaixonar pela mocinha, muito menos duelar pelo coração da moça.
  • Lembre-se que o anti-herói também tem sua dose de humanidade. Tem suas falhas e virtudes. Toma decisões certas e erradas.
  • As frases de efeito sempre ficam melhores na voz do anti-herói, principalmente se for um personagem sarcástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário