segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Personagem da Semana: Peter Pan

Peter Pan é sem dúvida um dos personagens mais famosos da literatura infantil. Nesta matéria, iremos conhecer alguns fatos interessantes do menino que não queria crescer...

por Sininho

- Origem 


 Quem nunca ouviu falar daquele menino que nunca quis crescer? Pois é, Peter Pan vem atravessando gerações, com diversas adaptações na literatura, no cinema e no teatro, mas você sabe a verdadeira história por trás desse personagem?
 Peter Pan foi criado por James Matthew Barrie, ou J.M Barrie, que já era um grande escritor na época. James possuía um grande amizade com a família  o advogado Arthur  Llewelyn Davies e a sua mulher Sylvia. O casal tinha dois filhos, e, entre eles havia um chamado Peter Llewelyn Davies. Já dá para sentir aonde isso vai dar né?
 Não deu outra, segundo o que fontes dizem, o nome de Peter Pan foi inspirado nesse menino. 

- As adaptações na literatura



São inúmeras as obras de Peter Pan na literatura, porém algumas seguem um determinado padrão,  o infantil. Nas coleções de contos de fadas, nas histórias infantis, naqueles conjuntos de livros mais CD com áudios e músicas, geralmente você encontrará o menino que nunca cresce. Todavia também há obras mais compridas e trabalhadas, como a versão original de J.M Barrie. Outros autores se inspiraram na história, lembram da turma do Sítio do Picapau Amarelo? Bom, seu autor, Monteiro Lobato fez eles viajaram para Terra do Nunca juntamente com Peter Pan e Sininho, numa aventura fantástica onde envolvem personagens de ambos os mundos.

- As adaptações para o teatro   

                       


 Assim como na literatura, o personagem também é muito presente nas peças de teatro. Amadores, profissionais, em colégios ou em espetáculos para o público infantil, em todo lugar vez ou outra é possível encontrá-lo. 

- As adaptações para o cinema

    Além dos curtas que aparecem vez ou outra, o personagem também ganhou presença no cinema. Vamos a algumas delas:

Peter Pan (1953)

Sim, aquele Peter Pan que conhecemos da Disney é de 1953. Conta a história em si, porém sem muitos detalhes, uma adaptação animada mais voltada ao público infantil.
 Após essa ainda vem a "De volta a Terra do Nunca", onde o Capitão Gancho sequestra a filha de Wendy, pensando ser a mesma e a leva para Terra do Nunca.


Hook - A volta do capitão Gancho (1991)


 Podem começar a chorar, porque o protagonista desse filme é ninguém menos que nosso querido Robin Willians (lencinho perto do computador). Mas como assim ele é o protagonista? Acontece que nessa versão ele interpreta Peter Baning ou se preferirem, o Peter Pan crescido, com seus 40 anos, mas ele não lembra que foi, é totalmente ocupado com seu trabalho, porém Capitão Gancho lembra-se muito bem de seu antigo inimigo e sequestra seus filhos, assim conseguindo traze-lo de volta à Terra do Nunca.

Peter Pan (2003)


 Não sei como a crítica cinematográfica viu este filme, mas sou simplesmente apaixonada por ele. O filme em si trás a história que estamos acostumados, porém com mais detalhes. Aparece claramente um romance entre Peter Pan (Jeremy Sumpter) e Wendy (Rachel Hurd-Wood), um romance complicado, pois Peter Pan não sabia ao certo o que era "Amor". Além disso aparecem alguns personagens da história original que por vezes não são citados, como as sereias e a princesa Tigrina, uma linda índia que desperta um sentimento em João, um dos irmãos de Wendy.
 Outro ponto que vale destacar é que a Wendy, mesmo que por um pequeno período se torna pirata, persuadida pelo Capitão Gancho.
 Ai vai uma curiosidade sobre o filme: Sabe o Srº Darling e o Capitão Gancho? Então, o mesmo ator os interpreta, uau, grande surpresa né? Não, a surpresa mesmo é que o ator que os interpreta é Jason Issacs, o nosso querido Lúcio Malfoy de Harry Potter.

- Curiosidades


* Síndrome de Peter pan: Pelo que pesquisei, não é uma doença em si, mas existe. Se trata em geral dos homens que são inseguros, imaturos, dependentes, irresponsáveis, que realmente se recusam a crescer. Mas que atire a primeira pedra quem nunca teve atitude de Peter Pan.

* O personagem Zelda: 

 Vocês sabiam que o personagem Link, famoso nos jogos da série "Legend of Zelda" foi inspirado no Peter Pan? Isso mesmo, pensando no sentido de design.
 Como aconteceu?
 A Big N queria um personagem que fosse reconhecido, primeiramente se aproximaram de um elfo. Shigeru que era já fã da Disney achou que suas orelhas lembravam o Peter Pan.



 Em 2015 irá lançar uma nova versão cinematográfica de Peter Pan, contando no elenco o ator Hugh Jackman como Barba Negra.


Bom pessoal, é isso, faltou com certeza ainda muita coisa sobre o personagem, ele possui uma grande trajetória, então selecionei as coisas mais pertinentes. Se lembrarem, souberem de algo, fiquem à vontade para deixar nos comentários. Um grande abraço da Sininho!

Bibliografia:

Peter Pan(filme) . Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Pan_(filme) >. Acesso em 14 de setembro de 2014.

Síndrome do Peter Pan: porque há homens que se recusam a crescer. Disponível em: < http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2013/05/18/sindrome-de-peter-pan-por-que-ha-homens-que-se-recusam-a-crescer.htm >. Acesso em 14 de setembro de 2014.

Conheça a história dramática da família que inspirou Peter Pan. Disponível em: < http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/04/130404_peter_pan_ru.shtml >. Acesso em 14 setembro de 2014.

Link tem o design inspirado em Peter Pan, revela Miyamoto. Disponível em: < http://www.gamevicio.com/i/noticias/144/144842-link-tem-o-design-inspirado-em-peter-pan-revela-miyamoto/ >. Disponível em 14 de setembro de 2014.

Todos os filmes baseados em contos de fadas. Disponível em: < http://proibidoler.com/textos/todos-os-filmes-baseados-em-contos-de-fadas-da-historia-do-cinema/>. Acesso em 14 de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário